DICIONÁRIO DA CACHEADA: TERMOS QUE TODA CACHEADA PRECISA SABER

Este é um post que toda crespa, cacheada ou quem está passando pela transição capilar e ainda desconhece este universo, em outras palavras já ficou completamente perdida nos rolês das cacheadas quando disseram algo como: estou no meu terceiro DAY AFTER ou eu acabei de fazer o meu BIG CHOP. Se não entende nada do vocabulário e acaba ficando totalmente confusa, leia até o final e conheça o dicionário da cacheada e todos os termos que toda cacheada precisa saber.

TERMOS QUE TODA CACHEADA PRECISA SABER

TRANSIÇÃO CAPILAR: é um dos termos mais falados entre crespas e cacheadas, sendo que através dela é possível recuperar o cabelo natural depois de processos químicos. Desse modo se inicia a transição, quando você deixa de fazer alisamentos, progressivas e outros permitindo que o seu cabelo cresça naturalmente. 

BIG CHOP OU BC: traduzido significa grande corte e é ele o responsável pelo fim da transição capilar, a ideia aqui é cortar e retirar toda a parte com química ou seja todo o cabelo alisado deixando apenas a parte crescida natural do cabelo. Algumas pessoas preferem pular o processo de transição e cortam o cabelo joãozinho para evitar as duas texturas.

SCAB HAIR: é um termo gringo e até polêmico porque não existe uma comprovação cientifica, mas muitas cacheadas usam essa expressão para se referir as partes de cabelo que crescem comprometidas desde a raiz os fios são ásperos, ressecados, quebradiços, porosos e sem forma. Geralmente isso ocorre em algumas partes do cabelo como franja, lateral e topo da cabeça principalmente durante a transição ou logo após o big chop. 

TEXTURIZAÇÃO: é uma opção para dar forma de cachos aos cabelos indefinidos ou para ajudar a cachear a parte alisada do cabelo durante a transição sendo uma maneira eficaz para lidar com as diferente texturas do cabelo sem precisar recorrer a química. Existem variadas técnicas de texturização com bigudinhos, twists, dedoliss, coquinhos e muitos outros que podem proporcionar diferentes formatos de cachos.

FITAGEM: é uma técnica de finalização mais estruturada que se resume em dividir o cabelo em mechas para facilitar a aplicação do creme de pentear ou finalizador garantindo que todos os fios recebam o produto e passar os dedos para que o cabelos se divida em fitas, também pode usar escova ou pente para conseguir a estrutura dessas fitas, dessa forma é possível garantir cachos definidos e muito mais day afters. 

DAY AFTER: mais um termo em inglês e traduzido significa DIA SEGUINTE e para nos cacheadas se refere ao dia seguinte após ter lavado e finalizado o cabelo. Então quando alguém disser que teve um day after quer dizer que os cachos continuam arrumados e possíveis de usar solto ao acordar.  

BAD HAIR DAY: é totalmente o contrário de um bom day after, e no bad hair day os cachos decidem ficar de mau humor e parece que nada que fazemos agrada ele. Esse termo simplesmente justifica aqueles dias em que a nossa cabeleira está de mau com o mundo e não tem penteado que resolva.

REVITALIZAÇÃO: é uma opção para evitar que precisemos antecipar a lavagem do cabelo só porque os cachos acordam amassados, sem forma ou muito frizzado. Para revitalizar os cachos você pode preparar uma misturinha de água e creme em um borrifador, umedecer o cabelo e refazer a sua finalização.



PRE POO OU PRÉ SHAMPOO: mais um termo gringo e significa "antes do shampoo" e é um tratamento rapidinho minutos antes de usar o shampoo. A ideia aqui é utilizar um creme de tratamento, óleo vegetal ou até um condicionador antes da lavagem com o cabelo ainda seco ou apenas úmido para proteger e evitar o ressecamento dos fios que venha ser causado pelo uso dos shampoos com surfactantes. 

BABY HAIR: são cabelinhos curtos e pequenos na parte frontal, na testa ou até mesmo na nuca e muitas vezes são fios novos que vão crescendo por isso o nome baby hair que traduzido significa cabelo de bebê. Costumam ser uns fios novos e mais finos diferenciados do restante do cabelo. Hoje em dia é tendência estilizar e modelar esses cabelinhos para deixar os fios arrumadinhos e dar aquele toque especial aos penteados. 

TIPOS DE CACHOS: Alguém já lhe perguntou qual o seu tipo de cacho? Existe uma tabela dos tipos de cabelos que explica cada textura dos fios através de números e letras desde os cabelos lisos aos crespos. 1 refere-se aos cabelos lisos, Número 2 são os fios ondulados, numeração 3 representa os cabelos cacheados e o 4 corresponde aos fios crespos. As letras explicam o tipo de curvatura dos fios.
Para saber qual seu tipo de cabelo leia essa post 

CRONOGRAMA CAPILAR: o famoso "CC" é uma rotina de cuidados com o cabelo que intercala três tratamentos específicos: Hidratação responsável por repor a água e os nutrientes dos fios, Nutrição repõe os lipídeos que são as gorduras responsáveis pela camada protetora dos fios e por fim a Reconstrução que age na recuperação da massa capilar repondo as proteínas, especialmente a queratina. 

UMECTAÇÃO CAPILAR: esse é um método feito com óleos 100% vegetais para tratar fios ressecados, opacos, sem vida e com frizz. A umectação repõe a oleosidade natural dos fios promovendo nutrição e quando aliado a massagens no couro cabeludo promove a oxigenação da região, estimula a circulação sanguínea e favorece o crescimento capilar. 

LOW E NO POO: são técnicas de higienização do cabelo que não agridem os fios como o uso do shampoo convencional. Se você não está ligada no movimento dos produtos liberados, saiba que essas práticas exigem que evite usar os produtos com sulfatos, petrolatos que são os óleos minerais e parafinas, parabenos e até os silicones insolúveis que não saem dos fios sem o uso dos surfactantes que são detergentes de limpeza mais agressivos. Low poo significa pouca espuma e nesse método é permitido usar os shampoo sem sulfatos e liberados e geralmente não fazem muita esfuma. No poo quer dizer sem espuma ou "sem shampoo" e deve utilizar o método CO WASH para lavar o cabelo que basicamente será substituir qualquer tipo de shampoo pela lavagem com condicionador ou produtos próprios para cowash. 


Se gostou do conteúdo e achou útil compartilhe com seus amigos. 
Me acompanhe nas redes sociais clicando nos links azuis abaixo. 
Te espero lá!

Me acompanhe nas redes sociais 
 Instagram ♡ Facebook  ♡ Youtube
Até a próxima.
 Beijos 
DICIONÁRIO DA CACHEADA: TERMOS QUE TODA CACHEADA PRECISA SABER DICIONÁRIO DA CACHEADA: TERMOS QUE TODA CACHEADA PRECISA SABER Reviewed by Andreza Siqueira on julho 08, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Home Ads

Tecnologia do Blogger.